Neva na Eslovénia

A primeira vez que estive em contacto com neve era muito pequena, talvez com uns 4 ou 5 anos. Não tenho muitas recordações desse dia, mas lembro-me perfeitamente do sentimento de desilusão e desconsolo quando toquei na neve: Uma farsa! Nos desenhos animados e nos filmes a neve parece-se com uma suave almofada de algodão que enche os horizontes, acumula em cima das árvores e dos telhados e serve para as crianças brincarem aos bonecos de neve. Mentira! A neve revelou-se, na realidade, como uma poça de água congelada, fria e molhada.

Muitos anos passaram desde esse primeiro momento em que, desde então, mantinha apenas esta memória de desdém e desagrado pela neve. Até ter regressado à Eslovénia. Pois, aqui é muito mais provável passar por temperaturas abaixo de zero e fingir que a neve não existe não é propriamente uma alternativa, dado que ela está em todo o lado.

Após o Ano Novo, 2016 presenteou-nos com o lençol branco e chuva de flocos de neve que apenas terminou ontem, com uma subida abrupta das temperaturas e um vento descomunal e de força destruidora. É uma experiência diferente que nos ensina a ver o Inverno com outros olhos, dado que em Portugal vivia em zonas onde não neva e as temperaturas são sempre positivas. Um Inverno com neve tem um outro sabor, que começo agora a explorar e a descobrir.

101

109

111

128

Anúncios

Escrever uma nota

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s