Forma Viva

154

Em Kostanjevica na Krki há uma galeria de arte, com o nome “Božidar Jakac”, artista reconhecido não só pelas suas pinturas, mas também por ser responsável pelos retratos oficiais de Tito, durante os (antigos?) tempos do socialismo na Juguslávia. Esta galeria foi construída a partir dos destroços de um mosteiro da Ordem de Cister após a Segunda Guerra Mundial, como forma de aproveitar o seu potencial natural e histórico local, promover o património cultural e dinamizar a comunidade, atraindo curiosos de toda a Eslovénia e arredores.

Desde 1961 que foi formalizado o Simpósio Internacional de Escultores, “Forma Viva“, onde escultores de todo o mundo, dedicados à arte de esculpir madeira, se reúnem num festival em que oferecem a sua contribuição a esta bela localidade, através de estátuas que podem ser apreciadas nos jardins da Galerija Božidar Jakac, em Kostanjevica na Krki.

Há rituais que vale a pena manter, já que eles valorizam a identidade cultural do seu povo, bem como promovem o seu desenvolvimento social e económico. Este vídeo, de Luksuz Produkcija, contribui não só para divulgar a beleza da arte e como ela pode interagir directamente com a comunidade, mas também para aumentar a sensibilização para com a importância da preservação do património, nas suas dimensões físicas e culturais.

Anúncios

Escrever uma nota

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s