A Escola da Noite

Diz-se que o ser humano é um ser social. É por esta característica que vivemos aperfeiçoando há milhares de anos que nos damos a relacionar com pessoas especiais. E que seria desse mesmo ser humano se não tivesse pessoas com quem partilhar a sua existência?

Foi no ano em que a minha Ló fez estágio para o Mestrado em Estudos Artísticos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que conheci a companhia de teatro A Escola da Noite. Há 23 anos nascida em Coimbra e, desde 2008, estabelecida no Teatro da Cerca de São Bernardo, A Escola da Noite tem promovido e aperfeiçoado o desenvolvimento da cultura na cidade do Mondego, focada no potencial da interpretação de estórias e histórias para sensibilizar, reflectir e expor a realidade.

Mas foi em Dezembro de 2014, com a estreia da peça “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres” (a que assisti cinco vezes, e só não assisti mais porque não pude), de Matéi Visniec, encenação António Augusto Barros, sobre a situação vivida na Roménia durante a ditadura de Ceausescu, que me foi dada a oportunidade de trabalhar de perto com a equipa maravilhosa que dá vida e voz a esta companhia de teatro. Das coisas que eu aprendi com A Escola da Noite e que mais me sensibilizaram neste encantador grupo de pessoas, destaco sem dúvida o profissionalismo e criatividade com que se dedicam ao desenvolvimento do seu trabalho e a generosidade com que se organizam e se relacionam uns com os outros. Os laços que aqui pude criar são fabulosos e fortes, mas, sobretudo, são humanos.

Ontem recebi um presente que me deixou de lágrimas nos olhos e ao qual nem soube bem como reagir. A minha querida Ló e todas as pessoas maravilhosas (não me canso de dizer isto, e diz que as verdades são para ser ditas) com que me cruzei n’A Escola da Noite surpreenderam-me ao enviar por correio uma prenda que ajudou a encurtar a distância, como se de um abraço gigante se tratasse. Afinal de contas, não estamos sozinhos. MUITO OBRIGADA!

017 009 014

É possível acompanhar a programação e as novidades promovidas pel’A Escola da Noite através do:

Escrever uma nota

