O que nos diz a economia da felicidade?

Se olhar para trás, tendo em perspectiva as minhas origens e influências, não é difícil encontrar alguns pontos comuns que se relacionam e persistem consistentemente ao longo do tempo. O envolvimento pela vivência de um estilo de vida sustentável é um deles. Acho que muito se deve à minha mãe e à sua família que, de uma forma ou de outra, ensinaram-me a preferir o que é “caseiro” e “natural”, a procurar “saber fazer” e produzir utilizando e protegendo os recursos que a terra dá, respeitando os seus ritmos.

É um pouco sobre isto, mas numa escala global, que o documentário “The economics of happiness” (2011) se debruça e procura reflectir, explorando os conceitos de globalização, mercado livre ou produção local, através de uma linguagem simples e exemplos fáceis de entender. Durante este mês de Agosto é possível assisti-lo gratuitamente através desta página web e ter acesso a mais detalhes no site oficial.

Claro está que, tal como no resto, é muito fácil encontrar uma “propaganda verde” que não passa de mais um negócio para continuar a alimentar o sistema económico e político em que vivemos. Mas, a verdade é que sinto ser primordial que as coisas mudem, e ninguém melhor para dar o primeiro passo do que nós mesmos. É neste sentido – de reflexão, de troca de ideias e experiências, de vivência, activismo e responsabilidade social -, que partilho este documentário – não significa que se concorde com tudo o que aqui seja apresentado, mas mais que não seja poderá ser informação útil para algum ponto de partida.

No mesmo sentido, partilho aqui o endereço de dois blogues portugueses que tenho em boa consideração, apesar de inactivos de momento, por serem muito ricos devido à dedicação das suas autoras nas pesquisas que fizeram e pelas reflexões que partilham:

E por aí? Interessa-vos o tema da sustentabilidade? Que recursos utilizam para aceder a informação?

Anúncios

Escrever uma nota

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s