Recomendo em Ljubljana: Ljubljananjam

Já vos disse que o âmbito do projecto de Serviço Voluntário Europeu, “Food for SOULidarity“, em que estou a participar tem a ver com comida, não já? (Como se não fosse óbvio pelo nome). A maior parte das actividades que desenvolvemos estão, todavia, relacionadas com a produção dos alimentos em si, e não tanto com os alimentos já preparados. Pois, desta vez foi diferente. Uma das melhores maneiras que tivemos para encerrar o mês de Maio foi através de uma “food walk” com o programa Ljubljananjam (lê-se “Lhublhana-nham“).

O título do projecto, por si só, apela a experimentar deliciosos sabores na capital eslovena – mas trata-se de muito mais do que apenas provar comida. Ljubljananjam funciona como uma comunidade de serviços locais e consumidores, que promove o melhor que a cidade pode oferecer em termos de restauração, história e cultura na cidade de Ljubljana, apoiando, portanto, a economia local. Quem está à frente deste apetitoso programa é a jornalista Iva Gruden que, por ser natural da cidade capital e dada a sua profissão, conhece todos os segredos e cantos recônditos.

Já perceberam, não já? As food walks com a Iva não se resumem a conhecer os mais famosos restaurantes ou visitar os locais mais turísticos da cidade. Bem pelo contrário. Cada uma destas visitas é reservada a um grupo pequeno de participantes, como forma de manter um contacto próximo entre as pessoas e mais facilmente atender de forma personalizada às suas curiosidades culinárias (de entre as várias opções, pode escolher-se entre uma visita geral, ou uma mais focada em vinhos, ou sobremesas, ou cerveja artesanal). Os locais visitados e que dão a oportunidade de nos perdermos entre os mais agradáveis sabores, são empresas locais e independentes que utilizam produtos frescos, locais, fundamentalmente orgânicos e que respeitam o ritmo sazonal da natureza.

113

Terminámos a nossa food walk na Odprta Kuhna (Cozinha Aberta), que funciona todas as sextas-feiras, das 8h da manhã às 8h da noite, de Março a Outubro, na Praça Pogačarjev, no centro da cidade.

Assim sendo, no passado dia 29 de Maio, a F., eu e a S. (Holanda), tivemos o privilégio de fazer parte de uma das food walks com a Iva. Provámos doces especiais, gelados de ir ao céu e voltar, e um café natural que eu adorei (repito – adorei! Eu, pessoa que não gosta de café!). Com a Iva rapidamente nos sentimos à vontade para conversar, e o seu conhecimento sobre as referências históricas e culturais do país em geral e da cidade em particular dão origem a estórias de cativar a atenção do princípio ao fim. Sem dúvida nenhuma que, aos que estão por Ljubljana, ou aos que estarão apenas de passagem, recomendo uma visita guiada pelos caminhos deliciosos que o Ljubljananjam pode proporcionar. Não se vão arrepender!

Anúncios

Escrever uma nota

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s