Introdução ao mundo fantástico por detrás das câmaras

Um dos objectivos que o nosso projecto de Serviço Voluntário Europeu, Food for SOULidarity, tem para nós é o desenvolvimento de competências de filmagem e edição de vídeo, para que possamos utilizá-las como forma de promover a nossa Organização, Terra Vera, e partilhar de uma forma interactiva o trabalho por ela realizado. Para isso, podemos contar com o apoio especializado da fantástica equipa de trabalho da Luksuz Produkcija, que amigavelmente nos tem acolhido e acompanhado desde os nossos primeiros passos na Eslovénia.

Assim sendo, nos passados dias 13 e 14 de Maio, juntamente com os voluntários de SVE de curta duração da organização There is a World Outside your Window, participámos num Workshop de Técnicas de Filmagem e Edição de Vídeo, em Krško. Normalmente, este tipo de actividades introdutórias têm uma duração aproximada de uma a duas semanas, o que dá tempo aos participantes para explorar as técnicas e os conceitos um pouco mais a fundo, munindo-os de bases suficientes para continuarem autonomamente, caso assim o queiram. Assim sendo, para além de enfrentarmos uma corrida contra o tempo com este workshop de apenas dois dias, tínhamos também pela frente o desafio de elaborar um vídeo no final. Enquanto os outros dois grupos decidiram elaborar reportagens sobre o Serviço Voluntário Europeu, o nosso grupo arriscou na área da ficção.

A equipa (como foi referido aqui) composta por quatro pessoas (F. (Itália), L. (Estónia) e L. (Finlândia) e eu), teve como mentores o M. (Túrquia), a T. (Córsega/França) e o D. (Bielorrússia), que são, também eles, voluntários SVE na DZMP Luksuz Produkcija. Devo-lhes o especial agradecimento por toda a paciência que tiveram em nos explicar detalhadamente todos os procedimentos que estão por detrás do mundo fantástico das câmaras, bem como pelo acompanhamento incansável que nos deram ao longo destes dois dias. Sem eles nunca teríamos alcançado o resultado que obtivemos, mas, mais importante do que isso, nunca teríamos passado por este processo de forma tão intensa e produtiva. Graças a eles e ao entusiasmo e motivação com que vivem o trabalho que fazem, tive acesso a um universo totalmente novo para mim, mas que me contaminou de tal forma e se mostrou tão fascinante que já comecei a desenvolver a próxima ideia para filmar e editar. Agradeço-lhes por apadrinharem esta curiosidade em ver a realidade através de uma outra lente.


Para começar, há que desenhar o guião (também pode ser escrito, mas não é tão divertido, certamente!).

Não esquecer de testar sempre todos os instrumentos e verificar se estão a funcionar e a corresponder às nossas necessidades. Aprendi que devemos tentar evitar centrar o nosso foco no frame, como forma de chamar a atenção de quem vê.

Ajustar o zoom, bem como a luminosidade, são também factores importantes a ter em conta. Outra forma de não cansar quem vê, é variar a imagem do produto final entre diferentes planos, assegurando que os mesmos mantêm coerência entre si.
Além disso, é essencial que quem está por detrás da câmara, qualquer que ela seja, mantenha uma postura flexível de permanente curiosidade e abertura à experiência.
No final das filmagens há que descarregar o material para o computador e iniciar o processo de edição de imagem e de som, com todos os seus detalhes. Durante esta etapa visualizam-se os resultados das filmagens e pode decidir repetir-se alguma cena ou criar uma nova (caso haja tempo para isso); fazem-se os cortes necessários para continuar a dar vida ao nosso guião, processo que é sempre co-(re)construído, e nada estático. Esta é a fase final do nosso trabalho, mas nem por isso a mais fácil ou menos demorada.
Podem ver o nosso resultado final aqui.

E, já agora, o resultado final dos outros dois grupos aqui e aqui.

E, por instância, se assim vos aprouver, dêem uma vista de olhos aos outros vídeos elaborados por SVE e profissionais na Luksuz Produkcija aqui.

Anúncios

Escrever uma nota

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s