A chegada… a Krško

Às quatro da madrugada o passarinho cantou e lá foi a Inês a caminho do aeroporto de Lisboa. Correu tudo lindamente – o voo foi muito cedo, por isso também não havia demasiado movimento e, além de mais, cheguei com antecedência suficiente para prevenir eventuais imprevistos. Nunca tinha viajado pela TAP e, para ser sincera, não acho que seja muito diferente de viajar pela Ryanair. O voo foi directo para Zagreb (Croácia), apenas com uma pequena paragem em Bologna (Itália) para deixar sair alguns passageiros e reabastecer o avião, dado que não existem voos directos para Ljubljana (Eslovénia). A viagem durou cerca de 4h, em que não consegui aproveitar nada para descansar, tal era a agitação.

Inicialmente o plano era ir directamente para Kostanjevica na Krki, mas uma mudança de planos na agenda da nossa Coordenadora transformou-se numa óptima oportunidade para conhecer outros voluntários de diferentes países (Turquia, França, Espanha, Lituânia e Sérbia com representação) e projectos. De 14 a 18 de Abril ficámos alojadas no hostel do Mladinski Center, uma espécie de associação recreativa juvenil, em Krško (lê-se “Crchco“), onde fomos amigavelmente acolhidas. Entre festas culturais (onde fiquei com a impressão que a maioria dos rapazes turcos têm a dança a correr-lhes pelas veias), passeios pela cidade durante o dia e durante a noite, e ciclos de cinema foi-nos dado um cheirinho daquilo que esta aventura tem preparado para nós.

Município de Krško.

Krško é uma cidade com cerca de 7 mil habitantes, onde em tempos existiu uma fábrica de papel e onde ainda funciona uma central nuclear (Talvez por este motivo se diga que os habitantes daqui têm um «comportamento diferente». Há quem diga que é verdade – diferente não tem que ser mau, até pode ser melhor). É atravessada pelo rio Sava e, apesar de me parecer uma cidade absolutamente comum, a opinião que mais se ouve por aqui é que esta é «provavelmente, a cidade mais feia do mundo». Sinceramente, ainda não percebi porquê.


De Krško a Kostanjevica na Krki são cerca de 20 minutos de carro, aproximadamente 15Km.


Anúncios

Escrever uma nota

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s